Muito esclarecedor. Eu sempre me perguntava como que esse absurdo tinha começado se no início era tudo junto. Agora eu entendi. Muito obrigada, que o Eterno lhe abençoe muito por compartilhar esse conhecimento precioso conosco. Paz e graça
Professor conheci seu trabalho no podcast do vilela com o Sayão, gostei muito das suas explicações. Sou da casa de oração o movimento inicialmente conhecido no Brasil como movimento dos irmãos onde a escatologia é dispensacionalista clássica ( mas com diferenças do pentecostal)o nosso movimento também tem diferenças entre abertos e exclusivistas. A nossa igreja é dos abertos, os exclusivistas tem no Brasil o mario persona como expoente, mas não gosto da idéia de "desigrejados"e algumas falas dele me parecem antisemitas. Sei que o livro não é dispensacionalista, mas fiquei feliz em saber que o sionismo cristão é uma visão de respeito que outras linhas do protestantismo tem pelo povo do livro. Em um mundo onde a palavra sionismo está tomando um ar pejorativo, seu livro certamente traz a melhor compreensão e esclarecimentos sobre o tema. Só assisti o resumo (pois ainda não comprei o livro) mas fica aqui meus parabéns por está obra tão importante nos nossos dias. .
Obrigada pastor Franklin por somar sua voz a esse assunto, o que nos traz muito esclarecimento! Hoje podemos contemplar claramente, pela existência do estado de Israel, o cumprimento das promessas e profecias feitas por Deus ao seu povo (judeus e gentios convertidos), especialmente no AT... O que no passado não era possível por causas dos desvios e erros doutrinários! 😢
Sugiro a todos conhecerem o canal Gueulá Israel, onde tem vídeos de judeus israelenses que creem em Jesus, legendados em português, defendendo a fé e contando seus testemunhos.
Excelente exposição prof. Franklin!! sem dúvida, esclarecedor. - Nenhum gentio vai ter o mérito de apresentar um Messias judeu para um judeo. Somente um judeu crente no Messias (o qual não deixa de ser judeu por isso, e também, não se torna cristão por isso), tal qual eram os apóstolos e a maioria dos nossos irmãos nos primeiros séculos, prega para um judeo não crente. Fico pensando na dificuldade que o católico cristão da atualidade teria para pregar para um judeo sendo que na cabeça e no coração do católico cristão : 1) a Lei e todas as comemorações não existem mais por causa de Jesus, 2) a trinidade é um fato, 3) Jesus morreu na sexta feira , 4) que a graça é a partir de Jesus, 5) que a igreja católica cristã é o Israel de Deus etc etc. - Não precisamos de outra reforma e sim uma transformação, uma reconexão com a origem de nossa fé mediante a sabedoria daqueles para os quais a Palavra foi confiada (Rom 3:2), "de quem são a adoção, a glória, as alianças, a promulgação da Lei, o culto e as promessas" (Rom 9:4) , o povo judeu.
Boa noite prof. Que aprendizado maravilhoso tive com seu vídeo. Amo aprender sobre a palavra de Deus, cristianismo e a história de Israel. Pq olhando p Israel vemos a palavra de Deus se cumprindo. Sem o aprendizado da verdade não existirá obediência, gratidão. ❤
Gracas a Deus pelo trabalho do pastor. O livro 'Por amor de Sião' me ensinou uma via sionista já existente na teologia reformada. O que me livrou necessariamente do dispensacionalismo, que eu tinha meus problemas. Agora, tem algo engraçado que nunca encontrei uma resposta. Como um teólogo como o Ladd, que era milenarista, não era sionista. 🤔
Professor, o Sr ensina no seu curso lendo toda a bíblia sobre a importância dos judeus no plano de Deus e da terra de Israel ? Esse tema é muito pouco falado entre os reformados do Brasil.
Perfeito!!! Fiz a assinatura do curso hoje. O Sr está jogando luz em um tema extremamente importante, mas infelizmente pouco abordado hoje em dia. Obrigado, professor.
@@proffranklinferreira Boa tarde professor.Gostaria de obter mais informações como posso ter acesso ao curso online do Seminário Martin Bucer.Estou em África.
A Lei do Sinai ? Gl 4,23-25. E quando fazem a leitura da antiga aliança ? 2 Cor 3,14-15. Assim como o Pai enviou Jesus, Jesus enviou a Igreja para perdoar pecados. João 20,21-23.
Assim como o Pai enviou Jesus, Jesus enviou a Igreja para perdoar pecados. João 20,21-23. Os filhos da ressurreição não casam nem se dão em casamento, são como os anjos no céu. Mt 22,30. Os 144 mil . Apoc 14,4 São estes os que não se macularam com mulheres, pq são virgens, seguem o Cordeiro por onde quer que vá.
@@ziulazuos4728 desculpe, mas que salada é essa? Falta um pensamento lógico e coerente. E desde quando a igreja foi enviada para perdoa pecados? Mistura Mt.22, com Ap. 14. Tudo muito confuso e fora de contexto, o que gera um entendimento desconexo e distorcido.
Engraçado que os que defendem a teoria da substituição, falam da soberania e da fidelidade de Deus aos seus pactos ou alianças, mas quando chega em Israel, desprezam a inquebrável promessa de Deus em Gn.12-13, 15, 17 e 22, e 2Sm.7, as quais são alianças ou pactos irrevogáveis. E mesmo no NT em parte alguma há qualquer palavra sobre a igreja substituindo Israel, mas sim, dos gentios sendo incluindos na família de Deus, o povo do Senhor.
Lamento te dizer mas seu conceito está completamente equivocado. Os apóstolos utilizaram inúmeros textos proféticos do velho testamento dirigidos para Israel e aplicaram à igreja. Em Ef 2:12 , Paulo escreveu que eles (Efésios) estavam "SEPARADOS" da COMUNIDADE de Israel. Ora, para alguém estar separado é porque em algum tempo esteve junto. Te pergunto: Quando isto aconteceu? Perceba que Paulo usa também o termo "reconciliação", se referindo a uma relação que outrora havia se rompido. Alguém só se reconcilia se já manteve alguma espécie de relação anterior. Leia o capítulo posterior e logo no início Paulo vai dizer de um mistério sobre os gentios que esteva oculto durante séculos. É isto que vocês ainda não entenderam.
@@nilsonalves4400 Quando o apóstolo Paulo fala em mistério que esteve oculto e agora ss revela, era referente à inclusão dos gentios de várias nações na família de Deus. O que vai se revelando progressivamente. Lembremos do povo de Deus sendo retirado da escravidão do Egito, onde com eles saíram também muitos egípcios que creram em Deus, de Raabe, de Rute, de Naamã etc., que se acaba claramente desvendado com a efusão do Espírito Santo e a realização prática da igreja com a inclusão destes (gentios) que antes viviam sem Deus e sem esperança. Por fim, quando a Bíblia fala de Deus reconciliando o mundo junto, com e pela obra remidora e reconciliadora de Cristo, é uma referência à Gênesis 3, com a falha de Adão e Eva no teste no Jardim do Éden, quando pecaram e foram reprovados, e com isso toda a criação, do cosmos à terra e toda a humanidade, sofreram as consequências do pecado, pela ira de Deus. Fazendo uso de suas palavras: "É o que você e outros não entenderam ainda."
@@nilsonalves4400Separados da comunidade de Israel, significa simplesmente com o chamado de Deus de Abraão, sua descendência, e o chamado e criação e "Separação" da nação de Israel e ser luz para as outras nações. Para ser a nação particular e sacerdotal para ser um testemunho do Deus Vivo e Verdadeiro e trazê-las à Verdade e glorificá-Lo. Já apontava para a ação missionária de Israel para as nações terem conhecimento de Deus e serem salvos. Já que citaste Éfesios 2:12, seja honesto e faça uso de todo o contexto e a todo pensamento, revelação e ensino do apóstolo Paulo. Aliás, nesta mesma perícope de Éfesios 2, neste mesmo versículo, Paulo revela que: "Estáveis sem Cristo"; "Separados da "Comunidade de Israel"; "Estranhos às Alianças da Promessa"; "Não tendo Esperança, e sem Deus no mundo". Leia todo o capítulo para ter um melhor entendimento e não apenas partes selecionadas, para justificar o injustificável, e defender o que a Bíblia não diz.
@@sergioluizcampos836 eu não citei todo o texto de Ef 2 para resumir, pelo jeito você não entendeu. Leia Rm 9:24,25,26 e 1 Pe 2:9 e 10,. Os dois apóstolos se utilizam de textos do VT e aplicam à igreja. Ou seja, as profecias estavam se cumprindo na igreja. Isto sim é ser honesto com o contexto. Pedro disse que profetas falaram a respeito graça e da igreja, indagando em qual tempo se cumpriram. 1 Pe 1:10 a 12 Leia todo capítulo 1 se Oseias e verá que Deus promete trazer as 10 tribos (casa de Israel) novamente. Elas deixaram de ser povo de Deus, ou seja, se tornariam gentios, mas Deus prometeu traze-los novamente É este o contexto que Paulo aplica para a igreja em Rm 9. Agora faz sentido Paulo dizer que os gentios estavam SEPARADOS DA OM7N8DADE DE ISRAEL. Leia o cap 3 de Ef e Pailo vai dizer que este mistério sobre os gentios está oculto a séculos.
@@sergioluizcampos836 eu disse que Paulo se referiu aos Efésios como SEPARADOS. Você precisa procurar em qual tempo estavam juntos. Em Romanos 9:24 a 26, Paulo usa para a IGREJA um texto encontrado em Oseias 1, quando a casa de Israel (10 tribos) deixaram de ser povo de Deus. Estas tribos foram semeadas nas nações e seriam novamente amados por Deus. Oseias 2:25 Em primeiro de Pedro 1:10 ao 12, ele comenta sobre as profecias a respeito da graça dispensada a igreja, revelando que os profetas sabiam que as profecias NÃO ERAM para o tempo deles. Pedro também diz que a igreja é a nação santa, povo adquirido, que não eram povo mas passaram a ser povo de Deus cap 2:9 e 10 fazendo alusão ao texto de êxodo 19:4,5 e Oseias 1:10 e 11. Agora faz SENTIDO o que Paulo disse sobre os gentios estarem SEPARADOS e serem RECONCILIADOS por Cristo. Por qual motivo eles associaram tais textos do VT com a igreja? Temos que ser honestos com os textos, não é mesmo?
A paz de Cristo! A pergunta que lhe faço é essa : hoje se um judeu que nunca confessou ao Senhor Yeshua em sua vida , para ser o seu Senhor e Salvador , ele falecendo, tem sua vida salva em Cristo para viver no céu? Se você poder me responder, desde já muito obrigada!
@@manoelpedro-ky3sl Dê quem aguardo a resposta explicada, é do professor Franklin, e não dê outro, que não entendeu que o espero, é o esclarecimento de um teólogo e qual o entendimento do mesmo sobre Israel!
Sugiro a todos conhecerem o canal Gueulá Israel, onde tem vídeos de judeus israelenses que creem em Jesus, legendados em português, defendendo a fé e contando seus testemunhos.
@@familiasouza139 ...não é dificil entender o que o texto sagrado afirma:"Irmãos, não quero que sejam ignorantes deste mistério para que não se tornem presunçosos: Israel experimentou um endurecimento em parte, até que chegasse a plenitude dos gentios. Assim, todo o Israel será salvo, como está escrito: “Virá de Sião o Redentor que desviará de Jacó a impiedade. E esta é a minha aliança com eles quando eu remover os pecados deles”. Quanto ao evangelho, eles são inimigos por causa de vocês; quanto à eleição, porém, são amados por causa dos patriarcas, pois os dons e o chamado de Deus são irrevogáveis.
@@cicerosilva007 nisto concordamos parabéns mas o que fazer com todos textos que chama israel de povo duro? Ora sabemos que o.endurecimente tem propósito, todavia é ser negacionismo dizer que não são duros de coração ACF'07 Almeida Corrigida Fiel, 2007 Is 65:2: "Estendi as minhas mãos o dia todo a um povo rebelde, que anda por caminho, que não é bom, após os seus pensamentos;"
Cada povo é livre e tem o direito de seguir a Bíblia no Velho e Novo Testamento ou só no Velho Testamento. O povo judeu aguarda a chegada do Messias, assim como Jesus, que era judeu, também aguardava. Admiro no povo judeu a sua aceitação de todos os povos e religiões sem querer impor a sua verdade como a única certa, infelizmente não encontro esse posicionamento no cristianismo que é extremamente proselitista. O Cristianismo acredita que Jesus é o Messias e já chegou e voltará no fim dos tempos. Os islâmicos não acreditam que Jesus seja o messias e sim, Maomé. Os judeus não acreditam que Jesus seja o Messias pois o Messias aguardado pelos judeus trará consigo uma era de paz entre os povos quando o leão dormirá com o cordeiro e as nações depositarão suas armas. Os judeus afirmam que Jesus veio e nada disso aconteceu, o mundo continua em sofrimento e guerras. Essa história de povo de coração duro não sei onde está isso na Bíblia nunca li isso, acho estranho, discriminatório. Enfim… paro por aqui essa discussão pois debater este assunto pela Internet certamente iremos recair na superficialidade. Meu objetivo aqui não é criticar ninguém, cada um com o seu ponto de vista. Apenas objetivei levantar um ponto para reflexão. O anti semitismo é um vírus antigo que se transforma a cada época mas sempre está aí. Assim como outras formas de racismo. Infelizmente. Bom dia a todos!
Sugiro a todos conhecerem o canal Gueulá Israel, onde tem vídeos de judeus israelenses que creem em Jesus, legendados em português, defendendo a fé e contando seus testemunhos.
@@luciaweiss594 perfeito e oque está acontecendo,quase todas as nações estão contra Israel, até o Brasil, com o desgovernado Lula, que diz Jerusalém é nossa,quem disse isto foram os, cruzados os muçulmanos, os cristãos, Jerusalém e do povo judeu
Excelente! O meu marido que ja esta com o Senhor ,iria gostar demais de ouvir tudo isto !
Quanto saber! Deus o abençoe Pastor Franklin!
Muito esclarecedor. Eu sempre me perguntava como que esse absurdo tinha começado se no início era tudo junto. Agora eu entendi. Muito obrigada, que o Eterno lhe abençoe muito por compartilhar esse conhecimento precioso conosco. Paz e graça
Sou pastor na Assembleia de Deus M. de Madureira em Bangu RJ, sou doutorando na EST, momento muito oportuno para essa boa exposição. Parabéns
Parabéns, professor, por trazer luz sobre um assunto que muitos preferem nem falar. 👏👏👏
Estudo maravilhoso! Glória ao Nome Santo do Senhor Jesus!
Que o Espírito Santo continue o abençoando, professor.
Professor conheci seu trabalho no podcast do vilela com o Sayão, gostei muito das suas explicações. Sou da casa de oração o movimento inicialmente conhecido no Brasil como movimento dos irmãos onde a escatologia é dispensacionalista clássica ( mas com diferenças do pentecostal)o nosso movimento também tem diferenças entre abertos e exclusivistas. A nossa igreja é dos abertos, os exclusivistas tem no Brasil o mario persona como expoente, mas não gosto da idéia de "desigrejados"e algumas falas dele me parecem antisemitas. Sei que o livro não é dispensacionalista, mas fiquei feliz em saber que o sionismo cristão é uma visão de respeito que outras linhas do protestantismo tem pelo povo do livro.
Em um mundo onde a palavra sionismo está tomando um ar pejorativo, seu livro certamente traz a melhor compreensão e esclarecimentos sobre o tema.
Só assisti o resumo (pois ainda não comprei o livro) mas fica aqui meus parabéns por está obra tão importante nos nossos dias.
.
DEUS abençoe o querido pastor Franklin. Obg pela palestra. Fico feliz em ouvi-la. Queira DEUS q mtos mais a ouçam.
Excelente
Exposição profunda e clara. Muito obrigado
Essa é uma das mentes mais brilhantes da igreja brasileira
Obrigada pastor Franklin por somar sua voz a esse assunto, o que nos traz muito esclarecimento!
Hoje podemos contemplar claramente, pela existência do estado de Israel, o cumprimento das promessas e profecias feitas por Deus ao seu povo (judeus e gentios convertidos), especialmente no AT...
O que no passado não era possível por causas dos desvios e erros doutrinários! 😢
Sugiro a todos conhecerem o canal Gueulá Israel, onde tem vídeos de judeus israelenses que creem em Jesus, legendados em português, defendendo a fé e contando seus testemunhos.
Excelente exposição prof. Franklin!! sem dúvida, esclarecedor. - Nenhum gentio vai ter o mérito de apresentar um Messias judeu para um judeo. Somente um judeu crente no Messias (o qual não deixa de ser judeu por isso, e também, não se torna cristão por isso), tal qual eram os apóstolos e a maioria dos nossos irmãos nos primeiros séculos, prega para um judeo não crente. Fico pensando na dificuldade que o católico cristão da atualidade teria para pregar para um judeo sendo que na cabeça e no coração do católico cristão : 1) a Lei e todas as comemorações não existem mais por causa de Jesus, 2) a trinidade é um fato, 3) Jesus morreu na sexta feira , 4) que a graça é a partir de Jesus, 5) que a igreja católica cristã é o Israel de Deus etc etc. - Não precisamos de outra reforma e sim uma transformação, uma reconexão com a origem de nossa fé mediante a sabedoria daqueles para os quais a Palavra foi confiada (Rom 3:2), "de quem são a adoção, a glória, as alianças, a promulgação da Lei, o culto e as promessas" (Rom 9:4) , o povo judeu.
Nao,a igreja catolica e uma invencao de constantino pois nunca deveriamos adorar imagens cegas surdas e mudas
Bom dia , desejo a todos a paz do Senhor Jesus Cristo .
Glória a Deus! Excelente ensino!
Excelente, professor.
Pastor o senhor é diferenciado. Deus seja louvado pela sua vida
Amém!
Graça e Paz !
Mais 1 inscrita.
Boa noite prof. Que aprendizado maravilhoso tive com seu vídeo. Amo aprender sobre a palavra de Deus, cristianismo e a história de Israel. Pq olhando p Israel vemos a palavra de Deus se cumprindo. Sem o aprendizado da verdade não existirá obediência, gratidão. ❤
Muito esclarecedora essa aula professor.
Amén shalom aleichem 🙏🙌
Gracas a Deus pelo trabalho do pastor. O livro 'Por amor de Sião' me ensinou uma via sionista já existente na teologia reformada. O que me livrou necessariamente do dispensacionalismo, que eu tinha meus problemas.
Agora, tem algo engraçado que nunca encontrei uma resposta. Como um teólogo como o Ladd, que era milenarista, não era sionista. 🤔
Sempre bom ouví-lo.
AMEM!!!
Professor, o Sr ensina no seu curso lendo toda a bíblia sobre a importância dos judeus no plano de Deus e da terra de Israel ? Esse tema é muito pouco falado entre os reformados do Brasil.
Abordo sim, inclusive quando estudamos as profecias de Isaías, Jeremias, Ezequiel e Zacarias, além de Romanos 9-11.
Perfeito!!! Fiz a assinatura do curso hoje. O Sr está jogando luz em um tema extremamente importante, mas infelizmente pouco abordado hoje em dia. Obrigado, professor.
@@proffranklinferreira Boa tarde professor.Gostaria de obter mais informações como posso ter acesso ao curso online do Seminário Martin Bucer.Estou em África.
A Lei do Sinai ? Gl 4,23-25.
E quando fazem a leitura da antiga aliança ? 2 Cor 3,14-15.
Assim como o Pai enviou Jesus, Jesus enviou a Igreja para perdoar pecados. João 20,21-23.
Caro irmão, pastor professor, você poderia trazer aqui todas essas referências citadas neste vídeo? Ficaria grato, senhor. Um abraço!
Estão em meu livro Por amor de Sião, publicado por Edições Vida Nova.
Recebi hoje o livro Por Amor de Siao. 🎉🎉🎉
Foi uma aula muito boa, infelizmente o cristianismo ignora Israel a 2000 anos e não entende que Israel está no centro do plano de Deus
Assim como o Pai enviou Jesus, Jesus enviou a Igreja para perdoar pecados. João 20,21-23.
Os filhos da ressurreição não casam nem se dão em casamento, são como os anjos no céu. Mt 22,30.
Os 144 mil . Apoc 14,4 São estes os que não se macularam com mulheres, pq são virgens, seguem o Cordeiro por onde quer que vá.
@@ziulazuos4728 desculpe, mas que salada é essa? Falta um pensamento lógico e coerente.
E desde quando a igreja foi enviada para perdoa pecados?
Mistura Mt.22, com Ap. 14. Tudo muito confuso e fora de contexto, o que gera um entendimento desconexo e distorcido.
O povo esperto de hoje entendeu o que nunca a tradição cristã entendeu...
Paz do Senhor Jesus!
Queria saber como estudar teologia com Pastor como professor!
Engraçado que os que defendem a teoria da substituição, falam da soberania e da fidelidade de Deus aos seus pactos ou alianças, mas quando chega em Israel, desprezam a inquebrável promessa de Deus em Gn.12-13, 15, 17 e 22, e 2Sm.7, as quais são alianças ou pactos irrevogáveis. E mesmo no NT em parte alguma há qualquer palavra sobre a igreja substituindo Israel, mas sim, dos gentios sendo incluindos na família de Deus, o povo do Senhor.
Lamento te dizer mas seu conceito está completamente equivocado. Os apóstolos utilizaram inúmeros textos proféticos do velho testamento dirigidos para Israel e aplicaram à igreja.
Em Ef 2:12 , Paulo escreveu que eles (Efésios) estavam "SEPARADOS" da COMUNIDADE de Israel. Ora, para alguém estar separado é porque em algum tempo esteve junto. Te pergunto: Quando isto aconteceu?
Perceba que Paulo usa também o termo "reconciliação", se referindo a uma relação que outrora havia se rompido. Alguém só se reconcilia se já manteve alguma espécie de relação anterior.
Leia o capítulo posterior e logo no início Paulo vai dizer de um mistério sobre os gentios que esteva oculto durante séculos.
É isto que vocês ainda não entenderam.
@@nilsonalves4400 Quando o apóstolo Paulo fala em mistério que esteve oculto e agora ss revela, era referente à inclusão dos gentios de várias nações na família de Deus. O que vai se revelando progressivamente. Lembremos do povo de Deus sendo retirado da escravidão do Egito, onde com eles saíram também muitos egípcios que creram em Deus, de Raabe, de Rute, de Naamã etc., que se acaba claramente desvendado com a efusão do Espírito Santo e a realização prática da igreja com a inclusão destes (gentios) que antes viviam sem Deus e sem esperança. Por fim, quando a Bíblia fala de Deus reconciliando o mundo junto, com e pela obra remidora e reconciliadora de Cristo, é uma referência à Gênesis 3, com a falha de Adão e Eva no teste no Jardim do Éden, quando pecaram e foram reprovados, e com isso toda a criação, do cosmos à terra e toda a humanidade, sofreram as consequências do pecado, pela ira de Deus. Fazendo uso de suas palavras: "É o que você e outros não entenderam ainda."
@@nilsonalves4400Separados da comunidade de Israel, significa simplesmente com o chamado de Deus de Abraão, sua descendência, e o chamado e criação e "Separação" da nação de Israel e ser luz para as outras nações. Para ser a nação particular e sacerdotal para ser um testemunho do Deus Vivo e Verdadeiro e trazê-las à Verdade e glorificá-Lo. Já apontava para a ação missionária de Israel para as nações terem conhecimento de Deus e serem salvos. Já que citaste Éfesios 2:12, seja honesto e faça uso de todo o contexto e a todo pensamento, revelação e ensino do apóstolo Paulo. Aliás, nesta mesma perícope de Éfesios 2, neste mesmo versículo, Paulo revela que: "Estáveis sem Cristo"; "Separados da "Comunidade de Israel"; "Estranhos às Alianças da Promessa"; "Não tendo Esperança, e sem Deus no mundo". Leia todo o capítulo para ter um melhor entendimento e não apenas partes selecionadas, para justificar o injustificável, e defender o que a Bíblia não diz.
@@sergioluizcampos836 eu não citei todo o texto de Ef 2 para resumir, pelo jeito você não entendeu.
Leia Rm 9:24,25,26 e 1 Pe 2:9 e 10,. Os dois apóstolos se utilizam de textos do VT e aplicam à igreja. Ou seja, as profecias estavam se cumprindo na igreja. Isto sim é ser honesto com o contexto.
Pedro disse que profetas falaram a respeito graça e da igreja, indagando em qual tempo se cumpriram. 1 Pe 1:10 a 12
Leia todo capítulo 1 se Oseias e verá que Deus promete trazer as 10 tribos (casa de Israel) novamente. Elas deixaram de ser povo de Deus, ou seja, se tornariam gentios, mas Deus prometeu traze-los novamente É este o contexto que Paulo aplica para a igreja em Rm 9. Agora faz sentido Paulo dizer que os gentios estavam SEPARADOS DA OM7N8DADE DE ISRAEL. Leia o cap 3 de Ef e Pailo vai dizer que este mistério sobre os gentios está oculto a séculos.
@@sergioluizcampos836 eu disse que Paulo se referiu aos Efésios como SEPARADOS. Você precisa procurar em qual tempo estavam juntos. Em Romanos 9:24 a 26, Paulo usa para a IGREJA um texto encontrado em Oseias 1, quando a casa de Israel (10 tribos) deixaram de ser povo de Deus. Estas tribos foram semeadas nas nações e seriam novamente amados por Deus. Oseias 2:25
Em primeiro de Pedro 1:10 ao 12, ele comenta sobre as profecias a respeito da graça dispensada a igreja, revelando que os profetas sabiam que as profecias NÃO ERAM para o tempo deles. Pedro também diz que a igreja é a nação santa, povo adquirido, que não eram povo mas passaram a ser povo de Deus cap 2:9 e 10 fazendo alusão ao texto de êxodo 19:4,5 e Oseias 1:10 e 11.
Agora faz SENTIDO o que Paulo disse sobre os gentios estarem SEPARADOS e serem RECONCILIADOS por Cristo. Por qual motivo eles associaram tais textos do VT com a igreja?
Temos que ser honestos com os textos, não é mesmo?
A paz de Cristo! A pergunta que lhe faço é essa : hoje se um judeu que nunca confessou ao Senhor Yeshua em sua vida , para ser o seu Senhor e Salvador , ele falecendo, tem sua vida salva em Cristo para viver no céu?
Se você poder me responder, desde já muito obrigada!
Lê o novo testamento
@@manoelpedro-ky3sl Dê quem aguardo a resposta explicada, é do professor Franklin, e não dê outro, que não entendeu que o espero, é o esclarecimento de um teólogo e qual o entendimento do mesmo sobre Israel!
Sugiro a todos conhecerem o canal Gueulá Israel, onde tem vídeos de judeus israelenses que creem em Jesus, legendados em português, defendendo a fé e contando seus testemunhos.
Pensei que o movimento puritano tivesse se iniciado em meados do século XVII e não XVI
Existe um plano de Deus para a nação mas no momomento eles ignoram totalmente Jesus.
Israel hoje é uma nação secular, mas há muitos judeus convertendo-se ao Senhor Jesus, como nunca antes visto, os chamado judeus messiânicos.
Acho q faltaram alguns segundos ao final do vídeo rs
Dizer que os judeus têm coração duro e são resistentes e só serão dignos se aceitarem jesus é anti semitismo puro!!!
Vc esta dizendo a biblia é antissemita? 😂😂😂😂
@@familiasouza139 ...não é dificil entender o que o texto sagrado afirma:"Irmãos, não quero que sejam ignorantes deste mistério para que não se tornem presunçosos: Israel experimentou um endurecimento em parte, até que chegasse a plenitude dos gentios. Assim, todo o Israel será salvo, como está escrito: “Virá de Sião o Redentor que desviará de Jacó a impiedade. E esta é a minha aliança com eles quando eu remover os pecados deles”. Quanto ao evangelho, eles são inimigos por causa de vocês; quanto à eleição, porém, são amados por causa dos patriarcas, pois os dons e o chamado de Deus são irrevogáveis.
@@cicerosilva007 nisto concordamos parabéns mas o que fazer com todos textos que chama israel de povo duro? Ora sabemos que o.endurecimente tem propósito, todavia é ser negacionismo dizer que não são duros de coração ACF'07 Almeida Corrigida Fiel, 2007
Is 65:2: "Estendi as minhas mãos o dia todo a um povo rebelde, que anda por caminho, que não é bom, após os seus pensamentos;"
Cada povo é livre e tem o direito de seguir a Bíblia no Velho e Novo Testamento ou só no Velho Testamento. O povo judeu aguarda a chegada do Messias, assim como Jesus, que era judeu, também aguardava. Admiro no povo judeu a sua aceitação de todos os povos e religiões sem querer impor a sua verdade como a única certa, infelizmente não encontro esse posicionamento no cristianismo que é extremamente proselitista. O Cristianismo acredita que Jesus é o Messias e já chegou e voltará no fim dos tempos. Os islâmicos não acreditam que Jesus seja o messias e sim, Maomé. Os judeus não acreditam que Jesus seja o Messias pois o Messias aguardado pelos judeus trará consigo uma era de paz entre os povos quando o leão dormirá com o cordeiro e as nações depositarão suas armas. Os judeus afirmam que Jesus veio e nada disso aconteceu, o mundo continua em sofrimento e guerras. Essa história de povo de coração duro não sei onde está isso na Bíblia nunca li isso, acho estranho, discriminatório. Enfim… paro por aqui essa discussão pois debater este assunto pela Internet certamente iremos recair na superficialidade. Meu objetivo aqui não é criticar ninguém, cada um com o seu ponto de vista. Apenas objetivei levantar um ponto para reflexão. O anti semitismo é um vírus antigo que se transforma a cada época mas sempre está aí. Assim como outras formas de racismo. Infelizmente. Bom dia a todos!
@@Chris-tc1fl nada ver todos precisam de Cristo
🦅🇮🇱🇧🇷 0:19
Os discipulos de Jesus eram todos judeus!
Sugiro a todos conhecerem o canal Gueulá Israel, onde tem vídeos de judeus israelenses que creem em Jesus, legendados em português, defendendo a fé e contando seus testemunhos.
Salmo,83,vc,4,dizem, vinde risquemolos de entre as nações,e não haja mais memória do nome de Israel,
Note que nesse Salmo Israel clama a Deus contra os ímpios que dizem isso contra ele!
@@luciaweiss594 perfeito e oque está acontecendo,quase todas as nações estão contra Israel, até o Brasil, com o desgovernado Lula, que diz Jerusalém é nossa,quem disse isto foram os, cruzados os muçulmanos, os cristãos, Jerusalém e do povo judeu